70 ANOS: ACI de Mafra na vanguarda do associativismo do Município e da região

 

Fotos: Divulgação/ACI

Há 70 anos a ACI de Mafra está na vanguarda do associativismo fazendo parte da história da construção socioeconômica do município de Mafra.

No dia 2 julho de 1952, nos salões da Sociedade Recreativa 14 de julho nascia a “Associação Comercial e Industrial – ACI”, entidade representativa do Comércio e Indústria dos municípios de Mafra, Rio Negro e Itaiópolis.

Em novembro de 2006 a então Associação Comercial e Industrial de Mafra, passou a se chamar Associação Empresarial de Mafra, utilizando como marca a ACIM.

Para que tudo acontecesse e continue acontecendo, foi necessário o esforço, dedicação e coragem de muitas pessoas, os quais merecem ser lembrados.

Segundo a ata da Assembleia Geral Ordinária para a fundação da ACI, houve a participação de comerciantes e industriais das duas cidades, Mafra e Rio Negro, os quais os ilustres senhores: Guilherme Ritzmann, Edmar Evers e o Dr. Mario Saporiti, estes como membros da mesa condutora da primeira reunião para fundação da ACI, tendo como missão compor uma diretoria provisória, o que fora feito após muitas discussões, sendo na época indicado por Nivaldo Werner para a primeira presidência o Dr. Mario Saporiti que por sua vez declinou para o senhor Nivaldo Werner.

Dando continuidade aos resgates históricos da entidade, deve-se registrar a passagem de pessoas importantes para a ACI chegar ao que é hoje: a entidade teve como primeiro funcionário o Sr. Reinaldo Krause, como escriturário; o primeiro Secretário Executivo foi o Sr. Udo Guenther, a primeira auxiliar do SPC foi a Sra. Albaneza Soares Rumor e o primeiro Assessor Jurídico o Dr. Carlos Schmieguel que foi contratado em março de 1974 deixando a casa em dezembro de 2016, ou seja 42 anos de dedicação ao associativismo. A primeira mulher eleita Presidente do Conselho Diretor foi a Sra. Norma Maria do Valle, eleita em Assembleia Geral no dia 20 de março do ano 2001.

segue...



Registra-se que neste período de 70 anos, a Presidência também foi ocupada pelos seguintes empresários:

Sr. Nivaldo Werner – Primeiro Presidente da ACI de Mafra
Sr. Luiz Ary Radünz  – exerceu 2 mandatos
Sr. Carlos Schuster,
Sr. Ernesto Rieke,
Sr. Marcos Eugênio Fischer,
Sr. Estanislau Romanovski,
Sr. Edemar Renê Evers,
Sr. Milton Wittig Bueno,
Sr. Valdemar Werner,
Sr. Antônio Guilherme Valério,
Sr. José Severiano Machado,
Sr. Airton Francisco Notari,
Sr. José Lopes Cepeda – exerceu 2 mandatos,
Sr. Ildemar Cassias Pereira,
Sr. Norberto Pereira,
Sr. Luiz Antônio Semmer,
Sr. Hilson Ovande Steidel – exerceu 2 mandatos
Sr. Marcos Antônio Bartneck Fischer,
Sr. Norton Luiz Guenther,
Sr. Paulo Heyse,
Sr. José Nelson Notari – exerceu 2 mandatos,
Sr. Arlindo Miguel,
Sra. Norma Maria do Vale,
Sr. Valdecir Valoja de Collo,
Sr. Gabriel Santo Suzin,
Sr. Gilmar Francisco Schneider,
Sr. Luiz Carlos de Souza,
Sr. Nereu Martins Carvalho,
Sr. João Celso Cardoso,
Sr. Antonio Carlos Tiburske.
Sr. Carlos Alberto Nitz
De 2021 até a presente data a Presidente é a Sra. Valquiria Teixeira Rubbo.

A estas pessoas dedicamos toda gratidão e agradecimento por fazerem da ACIM, a entidade mais respeitada e representativa e que está na vanguarda do associativismo, representando a classe empresarial nos segmentos da indústria, comércio, serviços, profissionais liberais, agronegócio e demais formas organizadas de desenvolvimento e fomento empresarial.

CHIMARRÃO FAZ BEM?

 

E como tudo na ACIM é movido a desenvolvimento, negócios, conexões e desafios, buscamos na força do associativismo consolidar inúmeras ações e conquistas que tem se consolidado ao longo dos anos no envolvimento com questões da sociedade, que refletem no desempenho da força econômica do município e da região.

Ações importantes como participação nas instalações de órgãos do poder judiciário; apoio para buscar a pavimentação das marginais da BR 116; apoiou iniciativas para a instalação de energia elétrica no município; está atuando na busca pela instalação do gasoduto para trazer gás natural para as empresas do município; contribui e apoia na instalação de novas empresas, bem como também atua para melhoria das empresas já instaladas, com o propósito de torná-las mais competitivas e longevas.

A ACIM também atua junto à comunidade com projetos, como a Geração Empreendedora, a qual tem como proposito despertar nos jovens o desejo em empreender.

Trabalha também com os núcleos setoriais, buscando desenvolver cada setor, tais como Arquitetos, Supermercados, Gastronomia, Jovens Empreendedores, Recursos Humanos, Saúde e Segurança do trabalho, Mulher Empreendedora, Corretores Imobiliários, Cooperativas e Agronegócio, no sentido de que juntos estes empresários possam gerir de maneira mais eficaz seus negócios e com isso obter melhores resultados.

Ao longo dos seus 70 anos, a ACIM participa nas ações para beneficiar toda região do Planalto Norte em parceria com as ACIs da região em causas como melhorias na BR 280; instalação do hospital regional infantil em Canoinhas; construção do presídio na cidade vizinha de São Bento do Sul; melhoria da segurança pública; questões tributárias, entre tantos outros temas relevantes a vida empresarial e da nossa comunidade.

A ACIM está ligada ainda ao sistema FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, que representa uma união de mais de 30 mil associados e tambem à CACB – Confederação das Associações Empresariais do Brasil, que em seu quadro de associados mais de 2 milhões de empresários, aumentando ainda mais a nossa voz e a nossa força.

Além da representatividade a ACIM disponibiliza soluções para facilitar, assegurar e contribuir na gestão das empresas.

Todas as atividades desenvolvidas pela ACIM no ano de 2022 são comemorativas aos 70 anos, e no dia 28 de julho irá acontecer a Sessão de Negócios a qual tem a expectativa da participação de cerca de 90 empresas. Uma ótima oportunidade para fazer novos parceiros de negócios e fortalecer a marca da empresa.

A sessão de negócios acontecerá no dia 28 de julho de 2022 às 15h no Espaço Alamos, em Mafra/SC, a qual será encerrada com jantar e brinde comemorativo.

Além das atividades de negócios também teremos atividades festivas ao longo do ano de 2022, para comemorar esta data especial para a ACIM e seus associados.

E para marcar a história da ACIM ao longo dos seus 70 anos, tambem foi lançada a Pedra Fundamental da sua Nova Sede, a qual vai proporcionar aos associados e a comunidade um espaço moderno, dinâmico, criativo, para continuarmos apoiando nossas empresas associadas aumentando sua competividade e consequentemente contribuindo no desenvolvimento da nossa querida Mafra e região.

TILÁPIA TEM ÔMEGA 3?

 

Todas as conquistas vêm acompanhadas de pessoas que se predispõe a contribuir, e é com estas pessoas, que queremos dividir todos estes momentos felizes e festivos para a ACIM.

A ACIM em nome da Diretoria Executiva, agradece a nossa diretoria atual e as demais diretorias que tem acompanhado ao longo desses 70 anos todos os trabalhos da entidade, e em especial, aos nossos associados, companheiros incansáveis ao longo desses anos e que são a razão da existência da ACIM. Agradecemos também, a equipe interna, os parceiros, as autoridades governamentais e institucionais e todos aqueles, que de forma, direta ou indireta contribuem para a existência e longevidade da nossa instituição.

Somos associativistas, e não medimos esforços para produzir resultados.

É no associativismo e na união das pessoas que seguimos ao longo destes 70 anos como a entidade referência em desenvolvimento empresarial e tomamos o cuidado de continuar evoluindo com os pés no presente e o olhar no futuro.

Venha comemorar com a ACIM fazendo negócios!

Fonte: Assessoria ACI de Mafra

previous arrow
next arrow
Slider

?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest