Nos dias de hoje, existem certos eletrodomésticos que influenciam no aumento da conta de luz, visto que consomem mais energia. Além disso, o verão é uma época que registra valores mais altos nas contas em geral. Assim, o ar-condicionado é considerado o de maior impacto na conta, em razão do tempo em que fica ligado, ainda mais em temperaturas mais altas.
De acordo com informações do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel), o aparelho que for menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,80 kWh se usado por 8 horas em 30 dias. Além disso, com base no mesmo período e tempo de uso, um split maior do que 30 mil BTU/h consome 679,20 kWh.
Nesse sentido, uma das formas de reduzir o consumo de energia com o uso de ar-condicionado é adquirir o aparelho proporcional à área do cômodo. A geladeira também se destaca em razão de seu consumo de energia, uma vez que um modelo de uma porta tem consumo médio mensal de 25,20 kWh. Em contrapartida, uma de duas portas frost free consome 56,88 kWh por mês.
Como citado acima, o ar-condicionado e a geladeira são aparelhos que se destacam quanto ao consumo de energia. Contudo, cabe destacar outros eletrodomésticos, como:
- Chuveiro elétrico;
- Videogame;
- Micro-ondas;
- Televisão;
- Carregador de celular;
- Cooktop elétrico.
A partir disso, o consumo mensal do chuveiro elétrico pode chegar a 88 kWh com uso diário de 32 minutos. Segundo o Procel, o videogame tem consumo médio mensal de 1,44 kWh, e, enquanto isso, um forno micro-ondas de 25 litros consome, em média, 13,98 kWh por mês se usado todos os dias por 20 minutos. Desse modo, é recomendado utilizar ambos em poucas situações.
Quanto à televisão, um modelo de LED de 42 polegadas consome 30,45 kWh por mês com 5 horas diárias de uso. O carregador de celular consome até 5 kWh quando um celular totalmente carregado está plugado nele. Mesmo que o cooktop pareça uma opção sustentável, seu consumo médio mensal é de 68,55 kWh. Por fim, de todo modo, é recomendado que, para uma vida mais sustentável, o uso desses aparelhos seja reduzido.
8 eletrodomésticos que consomem mais energia e fazem sua conta de luz aumentar