A Prefeitura de Mafra informou que vai implantar o Sistema Binário do Bairro Vila Nova, obra que demandará recursos no valor de R$ 4.035.179,21, provenientes do Governo Estadual, como parte do Plano 1000 do atual Governo de SC.
Segundo a Prefeitura, para a execução da obra, o município já deu início ao processo licitatório, na modalidade Concorrência Pública (nº 003/22), para contratação da empresa que será responsável pelos trabalhos.

Divulgação/PMM
Binário Vila Nova
Segundo o projeto, o binário será a pavimentação de via paralela com a Rua Gustavo Friedrich, principal rua do bairro Vila Nova, onde está concentrado maior parte do comércio local.
Para muitos comerciantes de moradores, a obra de pavimentação asfáltica da Gustavo Friedrich (e com custos questionáveis) gerou mais transtornos que benefícios, até agora. E atualmente é palco de seguidos acidentes, pois o projeto a segurança de pedestres, ciclistas e condutores de veículos.
Na época, muitos defendiam que deveria ser pavimentada uma via paralela, que é a Estanislau Maieski, permitindo uma nova opção entre a entrada e saída para a BR-116, principalmente para veículos de carga.
O projeto do Binário, segundo a Prefeitura, prevê melhorias na infraestrutura da Rua Estanislau Maieski, implantando drenagem pluvial, pavimentação e calçadas acessíveis.
Enquanto isso, fica a pergunta da população em geral: Como ficará o popular “Trevo do 111”, (inter-bairros na 116) onde já deveria ter um elevado ou trincheira?
Sobre isso, a Prefeitura de Mafra não informou.