Confusão e polêmica sobre o Transporte Coletivo de RioMafra

 



Foto: divulgação/arquivo

No sábado,  dia 23, vídeos, foitos e comentários em redes sociais diziam que ônibus da empresa Norte Sul estariam sendo tirados de circulação das ruas de RioMafra, por ordem judicial.

E que pro conta disso, a população que usa esse meio de transporte público havia ficado sem o serviço para deslocamentos de rotina, principalmente para ir e retornar do trabalho. E que tudo isso estava ocorrendo sem aviso prévio à população, inclusive.

Uma imagem mostrava um ônibus na cor laranja da citada empresa sendo rebocado por um guinho. Mas poderia ser um veículo sendo com problemas mecânicos sendo levado para uma oficina. As informações eram desencontradas.

Não houve nenhuma nota informativa ou explicativa por parte das Prefeituras de Mafra e Rio Negro, que são responsáveis pela contração, fiscalização e manutenção do serviço de Transporte Coletivo Municipal e Intermunicipal, através do CIMU (um consórcio criado entre os dois municípios para essa finalidade).

Enquanto havia questionamentos, aumentavam as dúvidas para o público que usa o transporte coletivo.

Somente ontem, domingo, o diretor do CIMU, Robinson Feres, divulgou uma nota na redes sociais, confirmando que  “chegou ao conhecimento do Consórcio que os veículos utilizados para a realização do serviço de transporte público pela empresa Viação Norte Sul estavam sendo objeto de processo de busca e apreensão e reintegração de posse, através do processo judicial de n. 5001456-59.2022.8.24, em virtude do não pagamento dos valores inerentes aos seus aluguéis.”

Veja a íntegra da nota abaixo...

Domingo, 24, também circulou em grupos de WhatsApp uma Nota Oficial, que seria de responsabilidade da empresa Viação Norte Sul, tal como está nominada, porém não assinada.

Essa Nota, entre outras explicações sobre o episódio, também faz graves acusações contra o diretor do CIMU. Na parte inicial, a Nota diz o seguinte:

“Em primeiro lugar, a Viação Norte Sul está em demanda judicial contra a empresa proprietária dos ônibus por execução de cobrança e juros abusivos!
Segundo, a empresa Viação Norte Sul não tem dívida trabalhista e nem salários atrasados.
Terceiro, nenhum ônibus foi retirado em circulação, todos foram entregues na garagem!
Quarto, o contrato de serviços prestados com excelência pela empresa Viação Norte Sul se encerrou ontem, dia 23 de julho de 2022, o qual estamos com pedido judicial para o qual nem se quer foi julgado.
Quinto, é mentirosa a informação que a população está sem ônibus, uma vez que apenas alguns ônibus foram retirados.”
Por não ter confirmação da fonte ainda, não divulgaremos a íntegra da Nota (que seria da empresa Norte Sul) por hora.
> Segue abaixo a Nota do CIMU
NOTA OFICIAL SOBRE O SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DOS MUNICÍPIOS DE MAFRA E RIO NEGRO 

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA – CIMU, vem esclarecer à população as seguintes questões a respeito do transporte coletivo urbano do Município de Mafra e Rio Negro. 

O serviço de Transporte Coletivo em ambos os municípios vinha sendo realizado pela empresa Viação Norte e Sul, através de contrato de autorização especial, sob a fiscalização do CIMU e cujo prazo de validade encerrou-se em 22 de julho de 2022.

Referida autorização poderia ser prorrogada, por até mais 12 meses, à empresa Viação Norte Sul, desde que esta apresentasse os documentos necessários para a sua renovação, nos termos exigidos pela Lei.

Entretanto, chegou ao conhecimento do Consórcio que os veículos utilizados para a realização do serviço de transporte público pela empresa Viação Norte Sul estavam sendo objeto de processo de busca e apreensão e reintegração de posse, através do processo judicial de n. 5001456-59.2022.8.24, em virtude do não pagamento dos valores inerentes aos seus aluguéis.

Vale esclarecer que referido processo encontra-se em segredo de justiça, não sendo o CIMU parte nestes autos. 

Independentemente de tal fato, ocorre que o Juízo responsável pelo processo determinou a busca e apreensão dos ônibus locados para a empresa Viação Norte e Sul, determinando a sua devida reintegração à proprietária dos veículos, empresa New Buss Serviços e Comércio de Veículos; medida esta que fora cumprida na manhã de 23 de julho de 2022. 

Ao ter ciência de tal situação, com a razão de garantir a proteção do interesse público e a manutenção do Serviço de Transporte Público, procedeu-se, através do CIMU, a intervenção na prestação do serviço de transporte público dos Municípios de Mafra e Rio Negro, com a razão de não ocorrer a sua suspensão.

Sendo assim, informa o CIMU que está trabalhando diuturnamente com a razão de não permitir a suspensão do serviço de transporte público municipal e intermunicipal, tomando todas as medidas necessárias para tanto.

Informa-se, assim, que o serviço de transporte público não será suspenso, tendo sua continuidade, especialmente nas suas principais linhas, evitando-se, assim, deixar a população sem o transporte público necessário. 

Por fim, informa-se que o contrato de autorização para a realização do transporte público com a empresa Viação Norte e Sul encontra-se encerrado, reafirmando-se que o serviço se encontra, no momento, sob a intervenção do CIMU e que a população não será prejudicada por tais fatos. 

Novas informações serão brevemente repassadas.

Sem mais para o momento, 

24 de julho de 2022

ROBINSON FERES

DIRETOR DO CIMU

NOTA DA REDAÇÃO
Até o fechamento desta publicação, as Prefeituras de Mafra e Rio Negro ainda não se manifestaram sobre o assunto.
No meio da manhã de hoje, 25, a assessoria da Prefeitura de Rio Negro chegou a convidar a imprensa para uma coletiva no gabinete do Prefeito, com pauta definida sobre esse assunto.
Mas cerca de uma hora depois, por volta das 11:10, a própria Assessoria comunicou que a coletiva havia sido cancelada, por questões de agenda.
previous arrow
next arrow
Slider
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest