Deputado pede para que testes de meningite sejam incorporados aos protocolos dos hospitais públicos de SC

 

O Deputado Neodi Saretta fez um apelo urgente para que os testes de meningite sejam incorporados aos protocolos dos hospitais públicos de Santa Catarina. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde.

No documento ele alerta para a semelhança entre os sintomas da dengue e da meningite, enfatizando casos que levaram a consequências trágicas.

“A dengue e as doenças respiratórias assolam nosso estado. Simultaneamente a isso tem a meningite, onde os sintomas iniciais são semelhantes, o que representa desafios adicionais para nossa saúde pública”, observou Saretta.

De acordo com o deputado, um homem de Florianópolis procurou assistência médica com febre alta, apenas para ser hospitalizado no dia seguinte com um caso grave de meningite. Infelizmente, ele não sobreviveu. “Isso demonstra a necessidade urgente de uma mudança de paradigma em nossos protocolos de saúde”, enfatizou Saretta.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a abril de 2024 foram confirmados 181 casos de meningite, resultando em 17 óbitos. Os casos foram relatados em 57 municípios em todas as regiões de saúde, com uma concentração maior na região costeira, especialmente em Joinville, Itajaí, Florianópolis e Criciúma.

“Devemos agir agora para evitar mais tragédias evitáveis. Não podemos permitir que sintomas semelhantes coloque em risco vidas preciosas”, concluiu Saretta.

Susana Rigo – Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta

previous arrow
next arrow
Slider

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest