DOCUMENTOS: Nova carteira de identidade terá somente o CPF como número válido

A partir de 26 de julho começam a ser emitidas as novas carteiras de identidade nacionais. O documento não terá mais um número de RG, Registro Geral, diferente. O RG vai ser o número do CPF do cidadão, único e válido para todo o país.

Inicialmente, a nova identidade nacional vai ser emitida somente no Rio Grande do Sul. Nos dias seguintes, passa a ser feita, também, no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Os demais estados ainda não têm previsão de quando começam a emitir o novo modelo. Mas têm até março de 2023 para iniciar a emissão. Quem tem o modelo atual também deve fazer a troca, porque a validade é até 2023.

Segundo a Receita Federal, nesse primeiro momento, serão emitidas as novas identidades somente para cidadãos que estiverem com as informações do CPF de acordo com as certidões atualizadas. Quem tem informações incorretas no CPF pode solicitar a correção, via internet. Para isso, basta fazer a busca por atualizar CPF, no site da receita federal.

Isso precisa ser feito, até que os próprios órgãos de identificação civil – que emitem as identidades – tenham competência para fazer novas inscrições, informações e atualizações no CPF.

Ao utilizar o CPF para unificar os vários números de RG existentes em cada estado, o novo modelo da carteira de identidade nacional, vai ter a versão física e a digital, emitida no gov.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest