Enchentes 2023: Níveis do rio Negro e rio da Lança estão demorando baixar

A população riomafrense em geral etá acompanhando a situação dos alagamentos causados em diversos bairros e ruas pelas enchentes do rio Negro e rio da Lança, nos últimos dias.

Muitos, principalmente moradores que foram atingidos pela segunda vez no decorrer do mesmo mês (outubro), e querem retornar para casa, estão angustiados com a demora para baixar o nível dos rios, depois que parou de chover na região, desde sábado passado..

Segundo monitoramento da Copel,  agora por volta das 22 horas, o nível do rio Negro registra 9,25 metros, indicando que baixou apenas 61 cm nas últimas 24 horas.

E, em 54 horas, desde que estabilizou segunda-feira (06/11) por volta das 16 horas, o Rio baixou  01 metro apenas, de 10,25 para 9,25 m, conforme mostrou o monitoramento.

O que se observa também é que nesse segundo período de chuvas intensas e seguidas, o nível dos rios subiram de forma mais rápida, em alguns momentos.

Esse fenômeno não estaria associado apenas ao volume de chuvas, mas também ao represamento do rio Negro, em relação ao rio Iguacú.

E, por isso, o escoamento das águas está sendo mais lento. Pode ser observado que leito dos rios Negro e da Lança praticamente não mostram nenhum sinal de correnteza. Parece até que são lagos, e não rios.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest