Encontro marca lançamento da pré-candidatura de Gari e Dr. Rodrigo, a prefeito e vice de Rio Negro

 

Na manhã deste sábado, 01/06/24, aconteceu o chamado “Encontrão” de 7 partidos políticos, que marcou o lançamento  da pré-candidatura  de Gari da Difusora e do  médico dr. Rodrigo Gondro, a prefeito e vice de Rio Negro para as eleições municipais 2024.

 

Fotos: Divulgação/assessoria

O encontro foi realizado na sede do CTG Rincão da Saudade, Vila Paraíso, e além dos pré-candidatos da majoritária, 7 partidos (que devem formar coligação majoritária) irão lançar 84 candidatos a vereadoras e vereadores, respeitando a regra da proporcionalidade  mínima de 30% para candidatas femininas determinada pela legislação eleitoral.

Segundo informação, os partidos tiveram a presença de deputados estadual ou federal, e/ou seus representantes, prestigiando o evento.

A reunião foi conduzida pelo ex-prefeito  Milton Paizani, e   também contou a presença do prefeito de Rio Negro, James Valério.

O pré-candidato a prefeito Gari Kiatkoski, popular Gari da Difusora FM, agradeceu a presença e apoio manifestado por todos e pontuou em seu pronunciamento que “esse grupo vai buscar o que há de melhor para Rio Negro e nossa gente!”.

Partidos e candidatos

Partidos presentes e que pré-formalizaram apoio aos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, são: PSD, Republicanos, PRD, PL, MDB, PSB e Podemos.

A título de observação, com a recente mudança da lei eleitoral, nas eleições municipais de 2024, os partidos que forem lançar candidatas (mulheres) e candidatos a vereador, terão que reduzir o número máximo, respeitando a regra chamada de “100% + 1”.

Isso significa que cada município terá que levar em conta o número de vereadores atual, e lançar apenas mais um candidato, além das vagas. Sendo assim, como em Rio Negro são 11 vereadores, cada partido poderá lançar até 12 candidatos (11 + 1 = 12, número máximo).

Além disso, os partidos não podem fazer coligações ou alianças para lançar candidatos e candidatas a vereador. Cada partido deverá lançar candidatos próprios.

Além disso, a proporcionalidade dos 30% para candidaturas femininas deve ser respeitada rigorosamente, sob risco de todas as candidaturas serem impugnadas pela justiça eleitoral.

No caso de Rio Negro, cada partido que desejar lançar o total de 12 candidaturas a vereador, deverá reservar pelo menos 4 vagas para mulheres.

Fotos: Divulgação

AVISO DA REDAÇÃO:

No último dia 29/05, a o MPSC realizou uma etapa do Seminário Regional Eleitoral em Mafra.Todas as palestras dos Promotores do MPSC foram transmitidas ao vivo pela página oficial do JIriomafra (sob autorização prévia)  e estão disponíveis para acesso livre a todo públicos interessado.

Importante ressaltar que o assunto em pauta é relevante também aos eleitores em geral, além de pré-candidatos e partidos políticos. E, que, embora seja pelo MPSC, os temas abordados servem de regra para todos os Estados e Municípios nas Eleições Municipais de 2024, com destaque para as condutas vedadas no período eleitoral.

Acesso aos vídeos das Palestas neste link:

https://www.facebook.com/jiriomafra

 

previous arrow
next arrow
Slider
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest