Festa dos 105 anos patrocinada com recursos da Educação em Mafra também pode ter pano de fundo eleitoral

 



O show vai começar e a festa com dinheiro público em Mafra vai continuar, mesmo que falte para Educação, Saúde, Assistência Social e outras necessidades básicas e prioritárias.

Desta vez, par os eventos dos 105 de Mafra, o prefeito Emerson Maas uma empresa particular (spinelli produções) para montar a estrutura dos shows que serão realizados, ao custo de R$ 305 mil, indicando como fonte de pagamento:

.6.1 As despesas decorrentes desta licitação correrão por conta dos recursos do orçamento, assim
indicados: 452 – 6 . 17002 . 13 . 392 . 34 . 1.13 . 0 . 339000 Aplicações Diretas

Alguém sabe dizer qual é essa fonte oculta no orçamento do Município?

Não está especificado no edital, como deveria, por norma de transparência,  mas o edital por EMERSON MAAS é JAMINE EMMANUELLE HENNING, Prefeito Municipal Secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Portanto, os recursos (R$ 305.978,00)  são oriundos da Secretaria de Educação e Cultura, enquanto professores protestam pela não implantação ainda do Piso Nacional do Magistério, por parte do atual Prefeito de Mafra, passados já mais de 8 meses da portaria do Ministério da Educação, determinando a exigência para os municípios.

Segundo consta no edital, a empresa contratada vai ter total direito de exploração comercial com fins lucrativos dos eventos a serem realizados, inclusive barracas de bebidas e da praça de alimentação.

Por exemplo, a empresa está vendendo ingressos para área vip e camarotes, cujas estruturas foram alugadas com dinheiro público. Ou seja, a população está pagando, às custas de seus impostos e taxas, para uma empresa particular ganhar dinheiro à suas custas.

Segundo informações, o diretor ou sócio-diretor da empresa contratada pela Prefeitura também é candidato a deputado federal em SC, enquanto o atual Prefeito de Mafra tem usado eventos públicos e obras públicas para promover a candidata do seu partido a deputada estadual, promovendo de carona o candidato à reeleição ao Governo do Estado.

Diante desse cenário, nas redes sociais estão sendo levantadas algumas suspeitas. Por exemplo, será que essa festa com dinheiro público também não será usada como “pano de fundo eleitoral, como trampolim para alguns candidatos”?

Pois, tendo total autonomia para cobrar ingressos a seu critério, poderá distribuir cota para cabos eleitorais, agentes políticos, agentes públicos e para um determinado alvo (?), segundo apontou um observador.

Outra pergunta que está sendo feitas em redes sociais:

Onde estarão a maioria dos vereadores, aliados do Prefeito, que deveriam estar fiscalizando esses atos públicos?. No camarote vip ao lado do Prefeito, com “ingressos cortesia”?

ATRAÇÕES REGIONAIS MUSICAIS E SHOWS NACIONAIS

02(DOIS) SHOWS NACIONAIS, a ser realizado na quinta-feira ,dia 08 de SETEMBRO de 2022,
dentre as seguintes indicações do gênero: GUSTAVO MIOTO e/ou DIEGO E VITOR HUGO e/ou JOÃO GOMES e ou “MATO GROSSO E MATHIAS” e/ou “ THEODORO E SAMPAIO” e/ou “GUILHERME E
SANTIAGO”
6.3.1.2 A entrada para estes shows, na respectiva data, deverá ser completamente gratuita ao público em geral. Exceto camarotes, e área vip devidamente delimitadas e marcadas;
6.3.1.3 Na presente data, deverá ocorrer o show pirotécnico.
01 (um) SHOW NACIONAL, a ser realizado na sexta-feira, dia 09 de SETEMBRO de 2022, dentre as seguintes indicações do gênero: ‘ISRAEL E RODOLFO’ e/ou ‘’CESAR MENOTTI E FABIANO” e/ou “MARCOS E BELLUTI’’.
6.3.2.1 A entrada para este show poderá ser cobrada ao público em geral pista, camarotes, e área vip devidamente delimitadas e marcadas;
02 (dois) SHOWS NACIONAIS, a serem realizados no sábado, dia 10 de SETEMBRO de 2022,
sendo: 01(um) show sertanejo dentre as seguintes indicações do gênero:“JOÃO NETO E
FREDERICO”e/ou LAUANA PRADO e/ou HUGO HENRIQUE e 01 (um) show de pagode dentre as seguintes indicações do gênero “ OBA OBA SAMBA HOUSE e/ou TURMA DO PAGODE e/ou
THIAGUINHO .
6.3.3.1 A entrada para este show poderá ser cobrada ao público em geral pista, camarotes, e área vip devidamente delimitada e marcada;
02 (dois) SHOWS NACIONAIS, a ser realizado no domingo, dia 11 de setembro de 2022,dentre as seguintes indicações do gênero: “BANDA NEW YORK” e/ou “ TALAGAÇO”e/ou “OS MONARCAS” e/ou “TCHÊ LOQUEDO” e/ou “ PAULINHO MOCELIN”e/ou “SORRISO LINDO”.
A entrada para estes shows, na respectiva data, deverá ser completamente gratuita ao público
em geral. Exceto camarotes, e área vip devidamente delimitadas e marcadas;

Outra pergunta feita: quando os shows ou artistas são pré-indicados no edital, não limita ou elimina empresas interessadas na licitação, ficando assim pré-direcionado?

DA EXPLORAÇÃOCOMERCIAL:

Além da contrapartida paga pelo Município de Mafra/SC, que consiste no valor do contrato, a
CONTRATADA poderá promover, de forma direta, toda a captação dos recursos legais necessários ao evento, sob sua plena responsabilidade, inclusive com a exploração, em caráter precário e temporário,
pelo período do evento,de comercialização de espaços demarcados no local do
evento(stands)destinados para:
A) venda de alimentos e bebidas;
B) comercialização de bijuterias, calçados, vestuário, artigos de montaria, brinquedos e outros diversos;
C)comercialização de espaços para publicidade (propaganda, marketing e merchandising) e
exposição,com prioridade para as empresas locais;
D) ingressos destinados a uso na área pista, VIP e camarotes,
E) parque de diversões;
F) estacionamento.
D) ou seja tudo o que for de arrecadação para o evento

Em nenhum ponto do edital, está previsto que a empresa contratada deverá compensar ou partilhar parte da arrecadação com a Prefeitura de Mafra. 

Portanto, todo o resultado financeiro obtido com o evento será de direito da empresa que está recebendo dinheiro e espaço público para realização dos referidos eventos.

 

previous arrow
next arrow
Slider
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest