MAIO LARANJA… chama atenção para combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças

 

Estamos no Maio Laranja, mês da campanha de conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, participou do programa A Voz do Brasil nesta terça-feira e falou das ações do governo para enfrentar esse problema. A ministra ressaltou a criação de um aplicativo lúdico chamado SABE, voltado para que a própria criança denuncie um abuso sofrido.

Cristiane Britto fez um apelo para que as pessoas ao presenciar uma violência acionem imediatamente a polícia ou denunciem a qualquer sinal de abuso infantil. A ministra ainda deu dicas de como perceber se algo pode estar acontecendo com a criança, como pesadelos ou quando a criança fica mais fechada.

90% dos abusos contra crianças acontecem dentro de casa e, em 30%, os abusadores são os pais ou padrastos.

De acordo com último levantamento divulgado pela Unicef, de 2017 a 2020 cerca de 62 mil crianças foram vítimas de estupro no Brasil. A grande maioria das vítimas de violência sexual é menina, quase 80%. Um número muito alto de casos envolve vítimas entre 10 e 14 anos de idade, sendo 13 anos a idade mais frequente.

O Disque 100 funciona de segunda a domingo, 24 horas por dia. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. A denúncia também pode ser feita por aplicativos como telegram e whatsapp do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Agencia Brasil

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest