Mais Segurança… movimento convoca para manifestação em Rio Negro nesta sexta-feira, dia 22

RIO NEGRO PEDE SOCORRO

Foto: JIRIOMAFRA.COM

Conforme já noticiado, surgiu nos últimos dias um movimento popular clamando por mais segurança em Rio Negro, que está sendo impulsionado através das redes sociais.

Entre as ações deste movimento, está sendo convocado a população em geral para um ato de manifestação pacífica na Praça Sargento Max Wolf Filho, em frente à sede do Correio, para esta sexta-feira, dia 22, por volta das 16:00 horas.



Na citada Praça também foi fixada uma faixa (foto) apelando por Mais Segurança e dizendo que Rio Negro pede socorro!

Também está circulando em redes sociais um aviso que entre 16 e 18 da tarde de hoje (22), a passagem de veículos entre as duas pontes será fechada, devido a essa manifestação.

Esta informação não foi confirmada, mas existe essa possibilidade de bloqueio parcial do trânsito de veículos.

Posição do Conselho de Segurança

Entre comerciantes e a população em geral, alguns tem indagado qual seria o posicionamento do Conselho Comunitário de Segurança de Rio Negro, em relação a essa situação tratada como “falta de segurança”(?).

A reportagem do JIRIOMAFRA  procurou contato com o atual Presidente do Conselho. Porém, na empresa onde atua, fomos informados de que ele está viajando, e que só retorna à cidade na próxima segunda-feira, dia 25.

Também está sendo questionado se é fato que haverá eleição para a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Rio Negro – CONSEG, para este domingo, dia 24 de outubro.

Sobre isso, tomamos conhecimento de um edital de chamamento para eleição do Conselho, que teria sido emitido dia 05 de outubro. Não temos informação se esse edital foi ou não publicado oficialmente, inclusive para que prazos de validade sejam respeitados.

Posição do Prefeito

Sobre este assunto, tivemos acesso a uma entrevista do prefeito James Valério, concedida ontem à tarde (21) a uma emissora de rádio (Rede Nova), após retorno de viagem a Brasilia.

O Prefeito disse que nesta sexta-feira estaria se reunindo com o Conseg, Comando da PM, ACIRNE e CDL para discutir essa situação, visando melhorar a segurança.

Disse também que no próximo mês de novembro a Prefeitura estará lançando a Patrulha Patrimonial, para atuar em parceria com a PM, e também lançará o programa “Cidade Led”, para melhorar a iluminação pública.

Na oportunidade, “disse que a solução para segurança não se faz apenas com manifestações e desajuste de diálogo”… e afirmando que “nós (Prefeitura) estamos propondo este diálogo com todos”, incluindo comércio e indústria.

Por final, o Prefeito anunciou que na semana que vem estará em conversando com o Comando Geral da Polícia do Paraná, em audiência agendada por um deputado estadual.

Nota da Redação

Para efeito de entendimento e/ou diante de dúvidas, mesmo quando fez essa promessa em campanha eleitoral em novembro do ano passado, o prefeito James Valério não explicou o que será ou como será essa “Patrulha Patrimonial”.

Até onde se sabe, não se trata de um serviço ou sistema de Guarda Municipal, com poder de polícia. Seria apenas um serviço de vigilância, e que seria prestado por uma empresa do ramo a ser terceirizada, através de licitação.

Sobre isso, já estão sendo levantados alguns questionamentos, caso esse serviço venha a ser implantado. Por exemplo: Se iria atuar apenas na área central ou comercial da cidade?

REDAÇÃO JIRIOMAFRA.COM

Sobre isso

Ratinho Jr… levanta da cadeira e vem a Rio Negro!…

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest