Nos últimos dias, a hipótese da Santa Casa de Misericórdia, de Curitiba, assumir o Hospital Bom Jesus de Rio Negro, vem ganhando corpo no meio político e nas redes sociais.
Em falas e debates no plenário da Câmara Municipal de Rio Negro, os vereadores Maria Célia Conte e Marcelo Wotroba (ambos do partido Cidadania), foram os primeiros a defender esta ´´proposta´´, que teria sido feita pela Santa Casa, alguns meses atrás (setembro/21).
Célia e Marcelo apresentaram um requerimento na sessão do dia 03 de maio/22, através da Câmara, “provocando” o Prefeito, Secretaria Municipal de Saúde e Presidência do HBJ “para a realização de uma reunião com a finalidade de debater a cerca da manifestação de interesse da Instituição santa Casa em assumir a administração do Hospital Bom Jesus”.
Segundo o requerimento, desde que houve esse primeiro contato, o Executivo Municipal e o HBJ não haviam se manifestado sobre o assunto (o citado interesse).
segue...
Nas sessões seguintes da Câmara, o assunto vem sendo uma das pautas principais dos debates, através dos quais outros vereadores também se manifestaram a favor da proposta levantada.
Foi levantando principalmente a situação de pacientes de Rio Negro que precisam de deslocamentos seguidos para Curitiba e cidades próximas, para tratamentos diversos, em média e alta complexidade. Com a possibilidade da Santa Casa se instalar em Rio Negro, vereadores acreditam que o atendimento na maioria dos casos sendo feito aqui no Município, vai ser o principal benefício para população em geral.
RÁDIO AOUTRAFM.COM
Nesses termos, um movimento está ganhando adesões nas redes sociais, visando conscientizar e/ou mobilizar a população rionegrense para participar de uma audiência pública, que deverá ser realizada nos próximos dias, com esse foco.
segue...

Foto: JIRIOMAFRA.COM arquivo
Posicionamento prévio do HBJ
Face a essa questão, com tom de polêmica á vista, ontem a presidente atual do HBJ, Mônica H. Bessa, comunicou para nossa redação que está agendado uma importante reunião da diretoria na próxima segunda-feira, 30, às 09 horas.
Durante essa reunião, a diretoria do HBJ pretende dar esclarecimentos e manifestar seu posicionamento de forma objetiva sobre a referida proposta da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
No entanto, tal proposta ainda não havia sido formalizada para o Hospital Bom Jesus.
Mesmo assim, Mônica adiantou que o HHB está aberto a propostas, não só da Santa Casa, mas de outras entidades e grupos hospitalares que desejarem fazer parcerias.
Mônica observou ainda que o Hospital Bom Jesus é uma sociedade privada, e não tem gestão pública.
Consultada se a proposta da Santa Catarina seria limitado a uma parceria, Mônica pontuou: “Não acredito que a Santa Casa fará uma parceria, baseado em fala do ‘negociador’ que recebemos no HBJ”.
E acrescentou: ” O que o negociador falou, porquê não houve proposta formalizada, foi de o HBJ transferir o patrimônio para a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, e eles passam a gerir o hospital”.
REDAÇÃO JIRIOMAFRA
Resumindo, este é um posicionamento prévio da direção do HBJ, que não cogita, a princípio, a ideia de transferir ou passar o patrimônio para outra entidade hospitalar, independente de méritos, e de ser ou não a Santa Casa de Curitiba. Assim como não estaria cogitando a hipótese de abrir mão da autonomia administrativa do HBJ.
Na reunião que deve acontecer dia 30, o posicionamento da diretoria do Hospital Bom Jesus deverá ficar mais claro e objetivo, em relação a essa citada proposta, e expectativa que está sendo anunciada para a população rionegrense em geral.