Prefeitura de Mafra gasta mais de meio milhão em “PlayTable” para escolas municipais

Mas serão só 25 aparelhos com uso limitado entre milhares de alunos

Para compra desses equipamentos, o prefeito Emerson Maas encaminhou projeto de lei solicitando aprovação prévia da Câmara de Vereadores, para uso de recursos do Ministério da Educação.



O projeto foi alvo de polêmica entre vereadores, não só em consideração ao alto valor do investimento, mais de meio milhão de  reais (R$ 550 mil, 25 mil/aparelho), mas também pela quantidade de aparelhos, e uso limitado entre alunos da rede municipal. Como estamos em véspera de Natal, para usar uma comparação básica, é como se o “Papai Noel” chegasse de surpresa numa determinada escola  com cerca de 30 alunos, e distribuísse apenas 5 bonecas entre as meninas e 5 bolas entre os meninos. E os outros?…

O vereador Jonas Schultz foi um dos que mais questionou a Secretaria de Educação sobre o projeto, levando em consideração o alto valor dos recursos (em detrimento a múltiplas carências básicas das escolas municipais), e o uso limitado entre escolas e alunos. Foi justificado que o equipamento, também chamado de mesa digital, tem uma plataforma com cerca de 30 aplicativos.

Mas, mesmo assim, se 5 crianças fazem uso, outras não podem usar naquele momento. Por isso, entre outras sugestões, Jonas observou que o custo maior de cada aparelho estaria na quantidade de aplicativos, que seria então o caso de comprar mais equipamentos, e com número menor de aplicativos. Com isso, mais alunos poderiam ser contemplados ou beneficiados no primeiro momento. Inclusive porque, a exemplo de outros dispositivos eletrônicos, tudo fica ultrapassado em curto prazo de tempo.

Diante da discussão, o Vereador, como membro da Comissão de Educação, levantou questionamentos inclusive sobre a qualidade da merenda escolar em parte das escolas da rede municipal. E, na semana seguinte, recebeu depoimentos de mães de alunos relatando que “a merenda nunca tinha sido tão boa…”(segundo os filhos).

Em tese, são equipamentos desenvolvidos por empresas com foco direcionado para um determinado setor público. E aí são “instruídos” influenciadores… que irão “fazer o lobby  de compra” para secretarias estaduais e/ou municipais.

Paulo Ilsson Petters – Redação JIRIOMAFRA.COM

O que dizem o Prefeito e a Secretária sobre os “PlayTable”

Foto: Divulgação/PM Mafra

  • “PlayTable” é uma plataforma de jogos e aplicativos baseada numa mesa interativa e multidisciplinar, onde as crianças brincam, jogam, exploram, experimentam, se expressam e convivem juntas.

Escolas da rede municipal de Mafra serão dotadas, a partir do próximo ano, de um novo instrumento de auxílio, de última geração, para a educação de crianças com dificuldades de aprendizagem. Tratam-se de mesas digitais, com jogos e aplicativos,  “PlayTables”, que serão entregues nas escolas após as capacitações pedagógicas dos professores, antes do início do ano letivo, previsto para 7 de fevereiro. A Prefeitura adquiriu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, 25 mesas, no valor de R$ 550 mil. Cada mesa contém mais de 30 aplicativos e pode ser utilizada por quatro alunos simultaneamente.

O Prefeito Emerson Maas destacou a importância dessa novidade para a Educação mafrense. “É um equipamento de última geração, adquirido para as nossas crianças especiais e com dificuldades de aprendizagem, que vai proporcionar agilidade para que elas consigam acompanhar também suas turmas. É resistente a batidas e a água e preparado com mais de 30 aplicativos para que nossas crianças tenham a melhor educação”, declarou.

A Secretária de Educação, Jamine Emmanuelle Henning explicou que a “PlayTable” vai proporcionar o desenvolvimento de várias habilidades das crianças, como  coordenação motora, o raciocínio lógico e vai ainda  auxiliar ao professor que quer fazer uma atividade de áreas, contribuindo  para que sua prática seja cada vez mais significativa. Poderão ser utilizadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“PlayTable”

Além do sistema operacional, as mesas adquiridas por Mafra contém aplicativos que  versam sobre coordenação motora, raciocínio lógico, desenho livre, pintura, memória, quebra-cabeça, detetive, coelhos construtores, dia na fazenda, fábrica de números, tabuada divertida, matemática, guardiões da natureza, ciências, geografia, história, musicalização, alfabeto, caça-palavras, boquinhas-memória e puxa–bocas

Imprensa PMMafra

 

previous arrow
next arrow
Slider
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest