Rio Negro inicia tratativas para a construção de moradias para realocação de famílias

Por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) se reuniu na última terça-feira com Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, acompanhado pelo prefeito do município de Rio Negro, James Karson Valério.

A reunião teve como foco a discussão de um projeto crucial para a comunidade: a construção de 46 novas moradias destinadas à realocação de famílias em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa faz parte do programa “Casa Fácil Paraná”, na modalidade “Vida Nova”. O objetivo primordial do programa é realocar famílias que atualmente residem em áreas de ocupações irregulares, insalubres, suscetíveis a alagamentos, inundações e/ou riscos ao meio ambiente. A proposta visa promover soluções urbanas e habitacionais integrais, de maneira socialmente equitativa e ambientalmente sustentável.

Em colaboração com a Cohapar, o município está empenhado em proporcionar uma nova perspectiva de vida para as famílias que atualmente enfrentam as adversidades de morar em regiões propensas a alagamentos na beira do rio.

Esse projeto representa não apenas a construção de habitações, mas também um passo significativo na promoção de condições de vida dignas para aqueles que mais necessitam. A parceria entre a Cohapar e o município destaca o comprometimento conjunto com o bem-estar da comunidade e reforça a importância da colaboração interinstitucional para enfrentar desafios habitacionais e sociais.

DIVULGAÇÃO PMRN

Loteamento Agustinho Fuchs

Segundo observou ao JI o ex-prefeito Milton Paizani, o conjunto será feito no Loeatmento Agustinho Fuchs, que previa sorteio para familias cadastradas. O projeto estava travado desde 2019 por questões ambientais no IAP.

Agora o Governo do Estado vai assumir 100% dos custos, e as casas serão doadas para famílias ribeirinhas cadastradas durante as últimas enchentes. Por esse lado,  Paizani vê  que a demora foi providencial.

FOTO: DIVULGAÇÃO PMRN

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest