Rio Negro terá o primeiro Natal e Ano Novo sem foguetes

Abertura Natal em Rio Negro 2019 – Fotos: Paulo Ilsson Peters/arquivo JI

Muitos já falaram que isso é piada… e outros certamente também vão dizer isso…

Mas, Rio Negro programou para esta quarta-feira, dia 01, a abertura da Programação de Natal de 2021, e terá dois diferenciais em relação aos anos anteriores.

A abertura não será na Praça João Pessoa (será no Parque do Seminário com início às 19 horas), e também não haverá foguetes com efeito sonoro.

A abertura do Natal este ano terá apresentação “Auto de Natal” do Grupo Teatral Lanteri. A encenação relata a vinda de Jesus Cristo desde as primeiras profecias até o seu nascimento e é narrada por Abraão, que mostra todos os pontos marcantes de seu povo até a vinda de Jesus.
De preferência, leve sua cadeira.
⚠️No local haverá ponto de coleta de doação de leite longa vida.

Isso porque, segundo lei aprovada na Câmara em 2020, e sancionada pelo então prefeito Milton Paizani, está proibido a venda de queima de fogos de artifício com efeito sonoro em Rio Negro, desde o mês de junho passado. Então, o último Natal oficial em Rio Negro com queima de foguetes foi em 2019. Reveja o vídeo do arquivo do JIRIOMAFRA.COM

Sendo assim, naturalmente também estará proibido a venda e queima de foguetes com efeito sonoro para a tradicional Noite e Reveillon.

O principal objetivo desse projeto de lei, de iniciativa do então vereador Gari Kiatkoski (e que causou expressiva polêmica à época), é evitar a perturbação de animais domésticos e selvagens (próximos), e também pessoas com autismo e pessoas enfermas.

Mas a pergunta que não quer calar é: quem vai fiscalizar e de fato proibir para que isso aconteça?  A lei é passível de multa para quem vende e para quem solta foguetes, mas se não houver fiscalização e flagrante, não terá efeito prático.

Por exemplo, no último fim de semana houve jogos decisivos do Campeonato Brasileiro, e o que se ouviu foram muitos e muitos foguetes e rojões aí por RioMafra afora.

Então, o que deverá prevalecer no momento é a conscientização e o mútuo respeito entre as pessoas. Havendo isso entre  a maioria da população, fica a certeza que terá pelo menos uma expressiva redução da queima de fogos de artifício com efeito sonoro.

Reveja também Cantatas de Natal de Rio Negro em  2019

(arquivos JIROMAFRA.COM e Radio AOUTRAFM.COM)

 

previous arrow
next arrow
Slider

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest