
Foto/reprodução: Zipperer (centro) apresentando o livro de sua Biografia no campus da Udesc
Na manhã deste domingo, dia 08 de janeiro de 2023, São Bento do Sul se despediu do ex-prefeito Oswaldo Zipperer, sepultado no Cemitério Municipal.
Com 90 anos, Zipperer faleceu na manhã de ontem, no Hospital Sagrada Família, onde estava internado, deixando familiares e muitos amigos.
Oswaldo foi prefeito do Município entre 1973 e 1976, após iniciar sua carreira politica como vereador em 1960 pelo antigo PDS.
Sua gestão foi marcada por importantes avanços e alguns registros históricos, pois foi quando São Bento do Sul comemorou o seu centenário de fundação, e se consolidava como principal polo da indústria moveleira de Santa Catarina.
Apoiador do esporte amador, conseguiu trazer a sede dos Jogos Abertos de SC para a cidade, em 1973.
segue...
Defensor de bons projetos
Mesmo afastado da vida política, Oswaldo Zipperer permanecia vigilante como defensor de bons projetos para o desenvolvimento do Município. Entre amigos, também era chamado pelo apelido, o popular Grilo.
Isso ficava evidenciado e suas opiniões, e até sugestões editoriais, quando visitava com certa frequência a redação do jornal Informação.
Aliás, foi inspirado numa dessas conversas com Oswaldo Zipperer, que o editor do então semanário local (Paulo I. Petters) lançou uma campanha para que São Bento do Sul também se tornasse um polo de exposição moveleira.
O projeto, na época, foi encampado pelo então prefeito Frank Bollmann (gestão 1993 a 1996), com amplo apoio do setor empresarial, quando surgiu o Parque e centro e Eventos da Promussul, na rodovia /SC-418.
Biografia
O ex-Prefeito teve sua biografia lançada em 28 de julho de 2017, narrada pelo historia dor Antônio Dias Mafra, sob o título “Inovando par ao futuro – A Trajetória de Oswaldo Zipperer”

Oswsaldo Zipperer e o jornalista Vilmar Bueno de Lima, editor do Blog do Espeto e do jornal Tribuna Regional – foto: arquivo pessoal/Espeto