Sargento recebe Moção de Aplausos e relata sobre o caminho que o levou para salvar criança, em Mafra

Gilberto Farias é Sargento da Polícia Militar do Paraná, onde atua há 20 anos, e mora em Mafra, e  no dia do “milagre” (19-02-22) estava retornando com seu filho do sítio de seu pai, na localidade de Ribeirãozinho

Foto: Reprodução/JIRIOMAFRA.COM

O Sargento Gilberto, após agradecer a homenagem através de Moção de Aplausos, que recebeu na sessão da Câmara de Mafra desta terça-feira, 03, contou como o caminho sugerido pelo seu filho conduziu ambos ao local da cena uma criança estaria entre a vida e a morte.

Segundo relatou, o caminho rotineiro ou normal para retorno do sítio de seu Pai, é o da esquerda. Porém, naquela tarde de sábado, seu filho havia sugerido que voltassem pelo caminho da direita, embora mais longo, porque queria conhecer a área, que passa pelo Parque do Hable, em São Lourenço.

E assim seguiram o roteiro sugerido pelo seu filho… até que a uma certa altura, em frente a um Pesque-Pague, ouviu gritos que seria de uma mulher em situação de desespero… Socorro!… socorro, meu filho!…

Então, pararam para ver o que se tratava, a logo avistou uma senhora desesperada, com uma criança supostamente desfalecida em seus braços.

TILÁPIA TEM ÔMEGA 3?

 

O Sargento disse que a primeira imagem que lhe veio à cabeça é a de que a criança estaria afogada. Então pegou em suas mãos e a posicionou de bruços para tentar uma “desobstrução” das vias aéreas, perguntado para a  mãe (Kely) com o que o menino havia se alimentado… pois logo imaginou que estivesse “engastada”, o que poderia ser com uma bala ou algo parecido.

Mas, logo surgiu o sogro  da mãe (seu Cícero) em cena, e disse que o garotinho teve uma queda e que bateu a cabeça. Então o Sargento reposicionou a criança virada de frente em seus braços, e iniciou imediatamente o procedimento que achou ser mais indicado para a situação… que foi uma sessão de massagem cardio-respiratória…

E graça a Deus… conseguiu se manter frio (calmo) diante da situação, apesar da mãe estar agarrada em seu braço desesperada e gritando… Por favor… não deixe meu filho ir!…

“E Deus me deu a sabedoria e a tranquilidade para eu fazer as sessões e, na quinta tentativa, graças Deus, a criança começou a respirar lentamente…”  relatou.

Foi então que começou a pensar nos próximos passos visando garantir o salvamento da criança, pois percebeu que não estava 100%. Não se sabia sobre seu quadro geral, pois ele apresentava alguns apagões.Foi quando surgiu também o pai do menino em cena, ao qual pediu para chamar o socorro…

Lembra que o pai (Toni), também em estado de desespero, tentou ligar par ao 190… quando era para o 193…

Nesse meio tempo, passou instruções ara  mãe.. para tentar evitar que a criança “apagasse” no seu colo…

CHIMARRÃO FAZ BEM?

 

E para ganhar tempo, encurtando caminho para a equipe de socorro, sugeriu a pai para que a criança fosse colocada no carro, em direção ao encontro da equipe da ambulância dos Bombeiros, cerca de 2 km adiante, em outro ponto da localidade. E assim foi possível ganhar cerca de 4 km de distância a caminho do pronto atendimento, até ao Hospital….

Resumindo esse episódio… o Sargento disse que “Deus coloca a gente nessa situação… como eu falei que não era meu caminho.. foi meu filho que falou… vamos por aqui… e Graças a Deus deu certo!… “

> Relato completo sobre este fato no vídeo a seguir…

previous arrow
next arrow
Slider
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest