Vídeo mostra indiferença e descaso dos poderes públicos com as calçadas de RioMafra

Calçadas em Mafra/divulgação/arquivo

Em vídeo encaminhado para o jiriomafra.com , o cadeirante Jair Hinkel mostra novamente as reais dificuldades para transitar sobre as vias públicas e calçadas de Rio Negro.

A imagem mostra como exemplo um trecho de calçada para pedestres no centro de Rio Negro, onde aparece uma “cratera” praticamente bloqueando a passagem de uma cadeira de rodas.

Após cair dentro do buraco, o cadeirante precisou de ajuda de terceiros para transpor o obstáculo.

Jair lembrou que tem mais de 4 meses que levou esses problemas ao conhecimento da Prefeitura, quando o prefeito James Valério prometeu buscar soluções.

Observou ainda que esses buracos e obstáculos também causam danos nas rodas e na estrutura das cadeiras de rodas. “E daí eles não ajudam a gente com nada para trocar uma peça ou arrumar a cadeira”

A situação em foco também representa riscos para pedestres em geral, principalmente para idosos, que podem torcer uma perna ou perder o equilíbrio e sofrer uma queda, levando a fraturas.

O panorama não é diferente em Mafra, em os prefeitos se limitam a fazer discursos  e promover eventos de sobre os temas da Deficiência e outros, em datas oportunas.

Ações práticas para eliminar barreiras físicas, que são simples e de baixo custo, não são realizadas, ano após anos.

 

Semana da Luta Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência

Segundo nota da Prefeitura, a Semana da Luta Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência foi celebrada em Rio Negro com diversas ações. Na segunda-feira (19), a Prefeitura Municipal de Rio Negro, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, deu início às atividades.

O evento contou com a presença de profissionais da Assistência Social, da Educação, da Saúde, das Escolas Especiais Tia Apolônia e APAE e da Associação Rionegrense das Pessoas com Deficiência e da Comunidade em Geral (ARPDE).

Tratou-se de um momento histórico para o município de Rio Negro, que pela primeira vez leva à base da sociedade a importância do tema, a busca por políticas públicas efetivas para as pessoas com deficiência e de ações concretas que contribuam para a melhoria das condições de acessibilidade.

 

previous arrow
next arrow
Slider
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest