VÍDEOS: Poderes Superiores foram literalmente tomados em Brasília por manifestantes

Foto: EVARISTO SA / AFP/Jovem Pan News/reprodução

Manifestantes invadiram literalmente o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto no início da tarde deste domingo.

O primeiro passo foi chegar à sede do Congresso Nacional, por volta das 14h40, apesar das barreiras impostas pelo Ministério da Segurança, que havia autorizado o uso das Forças Nacionais contra os grupos manifestantes.

Vídeos que estão circulando em redes sociais e a em alguns canais da mídia nacional mostram momentos da superação das barreiras pela “força da vontade popular”

Vídeos: redes sociais/reprodução

Centenas de manifestantes que protestavam contra os resultados das eleições de 2022 furaram os bloqueios da segurança e invadiram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo, 8. As sedes dos Três Poderes – Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto – foram invadidas e depredadas pelos protestantes, que pedem a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), questionam a segurança das urnas eletrônicas e do chamado “código fonte” do sistema eleitoral e clamam, até mesmo, por uma intervenção militar. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os manifestantes subindo a rampa do Congresso e, na sequência, dando início aos atos de vandalismo e destruição dos prédios públicos. Nas imagens, é possível ver gavetas sendo reviradas, papéis sendo picados e espalhados e vidraças quebradas. Toda a faixada do Congresso e da Suprema Corte foi destruída. Um manifestante chegou a retirar a porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e levar para fora do prédio. Outro registro mostra pessoas invadindo o plenário do Senado Federal e fazendo parte do local de “escorregador”.

A concentração de manifestantes em Brasília ganhou força nas primeiras horas deste domingo, quando cerca de cem ônibus com protestantes usando bandeiras do Brasil e roupas nas cores verde e amarelo chegaram à capital federal. Inicialmente, os atos nos acampamentos em frente a quartéis acontecia de maneira pacífica, mas a situação perdeu o controle quando os manifestantes desceram para a Esplanada, que estava cercada para a entrada de pedestres. Com o acirramento da situação, as forças de segurança usaram spray de pimenta e gás de efeito moral para tentar impedir a invasão, mas as barreiras foram derrubadas pelos presentes, dando início à invasão do Congresso Nacional e dos demais prédios. O ministro Flávio Dino, que está na Esplanada, declarou que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”. “O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, escreveu.

(texto: Jovem Pan News)

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest