Virada na política de Rio Negro: 4 vereadores abrem ala de oposição ao atual Prefeito

Fatos novos estão sendo vistos como uma “virada” na política de Rio Negro com foco no cenário das eleições municipais de 2024.

 Segundo informações passadas ao JI, já existe uma ala de oposição pré-declarada ao atual prefeito James Valério, por parte de pelo menos 4 vereadores, que até meses atrás ajudavam sustentar a bancada governista na Câmara Municipal.

Segundo relato do vereador João Pedro Amorim, popular Deco do bairro Alto, quando foi formada a aliança partidária que elegeu o atual prefeito e o atual vice-prefeito nas eleições de 2020, havia uma espécia de “acordo político” que previa apoio a eventual candidatura do vice-prefeito Alessandro von Linsinger para a próxima eleição.

Porém, conforme disse, esse acordo teria sido quebrado ou rompido pelo prefeito James Valério, o que gerou descontentamento de parte do grupo político, primeiro da parte do próprio vice-prefeito Alessandro, que logo preferiu “desembarcar” do governo.

Alessandro teria percebido que “seu tapete” estaria sendo puxado nos bastidores da atual Administração Municipal, com ajuda de alguns secretários e diretores. Isso também teria motivado a troca de titulares de algumas pastas, entre elas a da Educação, pelo Prefeito.

No campo político, a posição do vice-prefeito gerou reflexos diretos no poder Legislativo Municipal, onde pelo menos 4 vereadores que seriam prováveis aliados para construir uma candidatura para as próximas eleições, formaram um novo bloco na Câmara.

Os vereadores são: João Pedro, Marcelo Wotroba, Maria Célia Conte e João Alves, popular João Peludo.

E, conforme comentários, há mais 2 vereadores que não fecham apoio para o projeto de reeleição do atual Prefeito, no atual cenário político. Esses estariam “em cima do muro”, como se diz na giria política.

Até o momento, não existe candidatos a prefeito e vice declaradosou definidos para as eleições de Rio Negro em 2024. Há intenções e pré-candidaturas em fase de articulação.

Mas tudo indica que o atual Prefeito e o atual vice-Prefeito não estarão mais juntos na caminhada rumo à sucessão municipal,  como foi em 2020.

Novos fatos ou desdobramentos devem ocorrer nos próximos dias  no cenário político pré-eleitoral de Rio Negro.

Foto: Arquivo JI/divulgação

previous arrow
next arrow
Slider

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest