Finados: Quais as principais tradições da data no Brasil
Chuvas de pétalas, velas e cataventos são algumas das formas de prestar homenagens na data
Neste dia 2 de novembro é comemorado o Dia de Finados. A data é celebrada simultaneamente em alguns países e a diversidade cultural proporciona tradições e homenagens distintas, ao redor do mundo, para aqueles que já se foram.
Feriado no Brasil, Finados mobiliza milhões de pessoas de norte a sul seja em visitas aos cemitérios, igrejas e outros espaços religiosos. Diferente de países como o México, onde o Dia de los Muertos é celebrado com festa, aqui a data tem um caráter mais reflexivo e invoca o respeito e a saudade daqueles que partiram.
A relação próxima com a religião se reflete na realização de missas e cultos ecumênicos especiais nesse dia, inclusive nos cemitérios. Mas na hora das homenagens algumas diferenças podem ser percebidas de uma região para outra. Flores e velas são um traço tradicional de Finados, mas é possível encontrar também, principalmente em São Paulo, muitos túmulos enfeitados com cataventos coloridos. No Nordeste, em estados como o Ceará, por exemplo, devido ao clima seco e ensolarado, os túmulos são enfeitados com flores artificiais e muitas famílias iniciam essa decoração na semana que antecede a data, para que o local esteja bem bonito no dia 2.
Outra iniciativa pode ser vista em alguns cemitérios é o sobrevoo de helicóptero com uma emocionante chuva de pétalas, encantando os visitantes e trazendo mais leveza para a ocasião.
Para Roberto Toledo, diretor de operações e sustentabilidade do Grupo Zelo, maior empresa de serviços funerários do Brasil, as tradições de Finados no país mudaram muito pouco nos últimos anos e isso pode estar ligado aos mitos e paradigmas criados pelos brasileiros em relação à morte. “Muitas pessoas ainda alimentam crenças negativas em relação aos cemitérios, mas o setor vem trabalhando para desmistificar cada vez mais o assunto, criando uma relação com o tema. E Finados é uma boa oportunidade para fortalecer o que há de positivo: a lembrança, a homenagem e reflexão sobre a vida”, afirma.
Segundo ele, existe um movimento ainda tímido, que ganhou força depois da pandemia, que é a realização de homenagens virtuais. “Há plataformas que permitem acender velas virtuais ou mesmo deixar recado em um mural online e isso se torna uma facilidade para aqueles que moram longe dos locais de sepultamento dos entes queridos e não querem deixar de celebrar a data ou até mesmo para aqueles que não gostam de frequentar os cemitérios”, ressalta Toledo.
Dariane Araújo - FSB Comunicação
Ações contra a Dengue são intensificadas em cemitérios de Rio Negro
Nesta sexta-feira os agentes da vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro realizaram uma importante ação de conscientização em cemitérios do município.
Durante a manhã a ação ocorreu no cemitério do Centro; à tarde os agentes estiveram no cemitério da Roseira. Em ambos os cemitérios o movimento foi grande durante todo o dia. Neste sábado, Dia de Finados, a movimentação será ainda maior.
Com o grande movimento nos cemitérios devido ao feriado, é fundamental que haja ainda mais cuidado com relação à limpeza dos túmulos. As equipes da saúde orientaram os cidadãos para não deixarem água parada nos recipientes utilizados. O uso de flores com embalagens plásticas, por exemplo, favorece o acúmulo de água, então a orientação é para a não utilização deste tipo de material. Cartazes de orientação também foram colados nos cemitérios.
O plano de ação estabelecido pelo município de Rio Negro visa promover um maior engajamento da população no combate ao Aedes aegypti. As ações são mantidas constantemente pelas equipes da saúde, meio ambiente, Defesa Civil e unidades escolares.
A ação por parte da população também é de extrema importância. É preciso que os cidadãos se mantenham sempre em alerta e realizem todas as medidas de prevenção para evitar que a Dengue se propague em Rio Negro. Prevenir é a melhor forma de evitar a Dengue, além da Zika e Chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito.